Pedra de Metal

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

ENTREVISTA a António Francisco Melão


Este senhor dispensa apresentações, António Francisco Melão mais conhecido na nossa comunidade como Cameraman Metalico. Em 2016 serão 30 anos de carreira, e parar não está nos seus planos. Gentilmente acedeu ao meu pedido, para responder a algumas questões, não sendo eu jornalista, foi um desafio falar com um jurássico do metal e das objectivas em Portugal :) Mas leiam esta pequena entrevista e façam filhos :)

- Quase 30 anos de carreira, ainda existem forças para continuar? 
- Cameraman Metalico: Ainda! A força só terminará quando eu morrer acho eu… Já não oiço tanto heavy-metal, já não fotografo como antes, mas continua-me a dar gozo… não é nenhum frete.

- A exposição no Barreiro, como surgiu esse convite? Está a correr bem? 
- CM: A verdade é que tenho fans por todo o lado. Convidaram-me e eu aceitei… Afinal de contas não é todos os dias que se fazem 29 anos disto… Correu bem, as fotos não são muito grandes, podiam ser mais, mas foi o que se arranjou e eu estou grato. Para o ano será na minha terra: SERPA

- Como surgiu a paixão pela fotografia? 
- CM: Surgiu nos anos 70, quando recebi uma máquina fotográfica de plastico… Ainda tenho algumas fotos dela… depois fui comprando máquinas e aprendi com os erros…


- Será que por teres visitado\vivido em tantos países, influenciou a escolha pela maquina fotográfica? 
- CM: Sim seguramente. Ainda me lembro da 1ª vez que espreitei pelo visor de uma reflex… A minha 1ª reflex, uma Nikon FM foi o meu ex-sogro que me ofereceu… custou naquela altura 35.000 Esc.

- Que fotografia é que ainda não tiraste e querias muito tirar? 
- CM: Uma que me dê algum prémio tipo Pulitzer ou outro.

- Sei que por vezes dás aulas de fotografia a pessoal mais velho. Porquê essa seleção? Porque não transmitir aos mais novos tudo o que sabes? 
- CM: Só dou aos mais velhos porque é na Universidade Sénior… já dei a malta nova… Dou a quem se interesse. A fotografia não tem idade.


- Qual a banda que te deu mais gozo fotografar? 
- CM: Motörhead claro… O Ozzy tambem foi fixe, Metallica, Manowar…

- E o Heavy Metal, como descobriste? Acredito que nos anos 70 ou 80, deveria ser estranho um “metaleiro” em Serpa a tua terra natal. 
- CM: Eu comecei a ouvir rock pesado na escola… já estava em Almada… Jimi Hendrix, Black Sabbath, ELP, Deep Purple, Status Quo, Nazareth, etc. O heavy metal foi só a partir de 1986, depois do concerto de Iron Maiden + WASP.

- Como achas que está a musica em Portugal, especialmente o Heavy Metal? 
- CM: Está fixe… muitas bandas, é só escolher o estilo… eu gosto de Ironsword, Midnight Priest, Attick Demons e Cruz de Ferro

- Por fim uma mensagem para quem lê esta pequena entrevista no Pedra de Metal. 
- CM: A mensagem é a mesma há muitos anos: Sejam felizes, livrem-se dos excessos, sejam mais humanos, ajudem quem precisa, casem e façam filhos… senão isto acaba! Abraço de ferro para todos

1 comentário:

ANTONIO MELÃO disse...

Agradeço a entrevista... Saude