Pedra de Metal

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LIVE REPORT - Black Sun Festival (Painted Black + Crushing Sun + Kandia + Bless the Oggs) - 05-11-2011 @ República da Música


*As minhas desculpas aos “Bless the Oggs” pois não consegui entrar na sala antes ou durante a sua actuação.*


Quando entrei já os Kandia tocavam “Into your hands”, o novo single da banda, e tema do álbum “Inward beauty/Outward reflection”. Na primeira vez a que assisti a um concerto na República da Música, em Alvalade, foi difícil não reparar na qualidade de som que se fazia sentir não sendo alheio para isso a qualidade acústica do local proporcionada também pelo tecto baixo que permite que o som não se disperse tanto. Os Kandia dão este concerto depois da sua recente aparição na primeira parte dos Within Temptation estando até na plateia pessoas que tiveram o seu primeiro contacto com a banda naquele concerto. O rock pesado e melódico embelezado pela doce voz de Nya, a vocalista, cativou a audiência durante todo o concerto. Depois da grande “Hold on to me” e “Listen”, a banda aproveita para apresentar um novo tema, “Let it (go)”, do próximo álbum em que os Kandia irão começar a trabalhar brevemente. “All I need to know”  fecha o concerto com nota pesada.




Setlist dos Kandia
Intro ( saw movie theme )
Paranoia
Waste my time
Into your hands
Hold on to me
Listen
Let it ( go ) - musica nova
Y.s.l.e
Your sekret
All i need to know
Outro

Os Crushing Sun iniciam as hostilidades, com o seu metal experimental e progressivo, pouco depois dos Kandia. Começam com “Rain”, o primeiro tema do seu primeiro álbum “TAO”, encarnando, o vocalista, durante todo o tema, um marinheiro que perscruta o horizonte e procura no palco o melhor sítio para o fazer. Os Crushing Sun tiveram alguns problemas técnicos no início do concerto que acabam por ser resolvidos e não comprometem a actuação. A música anunciada como favorita da banda é a “The end”, opinião com a qual concordo, sem dúvida um dos temas mais fortes do seu álbum com uma prestação à altura. Seguem-se “Jane`s trail” e “T,Hatcher”, esta última dedicada às donas de casa desesperadas em tom humorístico. O ponto mais alto da actuação acontece com “Love”, outro dos temas mais icónicos de “TAO”. Desta vez, com os problemas técnicos completamente resolvidos, os Crushing Sun conseguem expressar toda a brutalidade cáustica e melódica da música. Seguem-se “20-22 000 Hertz”, e “37+º Celsius” com a sua impressionante secção rítmica de guitarra característica do Death Metal. “Grey Scent” finaliza a actuação com tonalidades sonoras de cariz árabe intercaladas por secções rítmicas alucinantes transportando o público para outros locais e paragens.



Setlist dos Crushing Sun

 
Rain
Cantilever
The End
Jane's Trail
T,hatcher
12 379 Seconds
Love
20-22 000 Hertz
37 +º Celsius
Grey Scent





Os Painted Black iniciam hostilidades com “Via Dolorosa” do seu álbum “Cold Confort” com o seu doom metal ambiental e um pouco hesitantes devido a problemas técnicos nas primeiras músicas que tocaram. Foi incrível a expressão de sinceridade melancólica da banda quando o vocalista afirma que “Esta é uma banda muito insegura…principalmente o seu vocalista”. Ele não terá que se preocupar com isso já que a sua prestação foi extremamente poderosa e mais do que compensou a sua insegurança. Opinião que alargo à banda no seu conjunto. Por vezes, Daniel Lucas parecia estar possuído por uma entidade demoníaca tal era a entrega à interpretação das canções. Para além disso, o seu poder bem como a sua versatilidade vocal é impressionante tendo-se notado mais em músicas como “NighShift” e “Your heart in ashes” que foi anunciada como sendo qualquer coisa como a balada mais marcante dos Painted Black, afirmação dita pelo seu vocalista e confirmada pelo seu guitarrista. Quando começa verifica-se que é das músicas mais pesadas da banda. Um dos pontos mais altos de um concerto com vários pontos altos. A última “Inevitability” selava o fim do concerto e do festival com nota bastante positiva com a banda a deixar no ar a possibilidade de organizar outro evento similar no futuro.



Setlist dos Painted Black

Via Dolorosa
The End Of Tides
NightShift
Cold Comfort
The Rain In June
Your Heart In Ashes
Inevitability



Só é mesmo pena que concertos deste calibre não tenham a adesão do público ao nível das bandas que compõem o cartaz. Uma excelente noite tornar-se-ia numa noite lendária.

Sem comentários: