Pedra de Metal

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LIVE REPORT - Switchtense + The Spiteful + Gordo @ In Live, Moita, 14-05-2011

Sábado 14 de Maio o In Live na Moita voltou a ser o local de uma grande noite, repleta com um grande ambiente e, claro, actuações excelentes por parte de boas bandas. O Pedra de Metal não podia deixar de estar presente.

A noite serviu como data de lançamento na Grande Lisboa/Setúbal do álbum homónimo dos Switchtense, o segundo longa duração da carreira dos Thrashers da Moita. A acompanhá-los estiveram os parceiros The Spiteful, também assinados à Rastilho, assim como os espanhóis Gordo, que abriram a noite.



O som dos Gordo é algo entre um Thrash/Groove não muito pesado mas contagiante ao qual adicionam um misto de Southern Rock, especialmente demarcado na voz do (sim) Gordo.



A banda mostrou uma excelente atitude e profissionalismo e não podem ser acusados de falta de energia. A actuação e a sonoridade dos Gordo não convenceu todos mas foi sem dúvida uma excelente abertura para a noite.



É também de prezar a ligação do vocalista ao público, que inclusive mostrou um Portunhol bastante eficiente, o que não é costume com nuetros hermanos.



Seguiram-se os The Spiteful que já vos demos a conhecer anteriormente. Os leirienses trouxeram novamente a sua mistura de Death/Thrash e Metal Industrial à área da Grande Lisboa.



A actuação contou não só com as faixas do álbum "Persuasion Through Persistence" como ainda com alguns temas novos, entre eles The Job, uma música inspirada no filme "Reservoir Dogs" de Quentin Tarantino.



E para além de The Job os "rancorosos" ainda nos brindaram com a nova faixa The 7th Veil.



A coesão do quinteto sempre foi óbiva mas continua a evoluir, ao ponto de já serem para muitos uma das bandas nacionais mais importantes dentro do seu género, tendo inclusive já tocado fora do país.



Entre as faixas que compuseram o set dos The Spiteful estiveram as malhas essenciais the "Persuasion Through Persistence" como Black Tongue, Iconoplastic, Sinner Suits Sin ou Method of Fire.



E como não poderia deixar de ser, a noite não estaria completa sem subirem ao palco os Switchtense, que após uma primeira data no Porto voltaram para apresentar oficialmente o novo trabalho em casa.



O novo álbum abriu o concerto e esteve obviamente em destaque, mas houve espaço para velhos clássicos como State Of Resignation ou Into the Words Of Chaos.



Se já antes o público do In Live tinha feito circle pit e se tinha visto um ou outro salto, os Switchtense levaram a multidão ao rubro, como aliás é possível ver claramente em alguns dos vídeos.



À perícia dos moitenses junta-se o bom ambiente criado pela forte união e comunicação entre a banda e a audiência, não fosse o Hugo um dos vocalistas de Metal mais carismáticos do país.



Uma excelente performance e que serviu para mostrar com todo o brilho o novo álbum, se bem que muitos havia que claramente já o conheciam. Uma noite marcante que esperemos que se repita o mais rápido possível.



Claro que é sempre difícil aguentar a fila para pagar e sair do In Live, mas esse é um preço pequeno a pagar por um espaço tão bom em todos os aspectos, que proporciona às bandas nacionais aquilo que poucos locais no nosso país conseguem.

Em breve o Pedras vai publicar uma entrevista com os Switchtense e dar-vos a conhecer melhor o novo álbum.

E podem encontrar todos os vídeos da noite no canal Sons Subterrâneos.

1 comentário:

João Mota disse...

foi uma grande noite sim sr! grande som, grande ambiente, e grandes amigos! venham mais...!