Pedra de Metal

sábado, 23 de abril de 2011

PEDRAGULHO - Heavenwood "Abyss Masterpice"

Que posso dizer sobre este trabalho dos Heavenwood? - Foi esta a pergunta que fiz a mim próprio depois de ler tantas reviews de vários sites, revistas nacionais e internacionais (confesso que me deu um gozo especial ver uma banda nacional na Metal Hammer inglesa e com uma boa pontuação).
Uma das revista acusa a banda de colagem a Dimmu Borgir por causa das sinfonias utilizadas (como se muitos outros não usassem elementos sinfonicos), e eu pensei wtf??? Bem se calhar essa mesma revista também acusou os Dimmu de copiar as sinfonias de alguém, fui pesquisar mas isso não aconteceu.

É verdade que o trabalho dos Heavenwood tem muito aspectos orquestrais, mas não deixa de ser verdade que isso apenas serve como um complemento da musica elaborada, como acontece em temas como "Winter Slave", "Faddig Sun" "Morning Glory Clouds", "September Blood" (uma das minhas favoritas).

A primeira musica do álbum "The Arcadia Order" tem uma grande introdução com orquestra, mas qual a grande banda que não tem isso? Iron Maiden e Metallica são exemplos disso, antes de começarem os seus concertos, portanto não é por aqui que podemos criticar, até devemos é elogiar o risco que a banda assume ao tentar elevar o patamar do seu novo álbum.
A qualidade do som é irrepreenssivel, ao assinar pela francesa Listnable Records, deixa-nos a pensar que vamos ter finalmente mais uma banda portuguesa a percorrer os caminhos do Metal, fora de Portugal.

O álbum em si é muito coeso, sombrio, pesado e melancólico, e como o próprio Ernesto nos confessou, este álbum rompe com o passado porque antes não tinham feito nada igual, mas apesar disso, uma vez que já tive oportunidade de ver uma amostra ao vivo, não faz com que a banda ao vivo tenha temas "soltos", ou seja consegue formar um conjunto homogéneo com os temas mais antigos como "Rain of July" e "13th Moon".

"Poem for Matilde" é a musica mais calma, um bom single para passar nas rádios generalistas (que infelizmente não ligam ao metal) sendo que depois somos novamente absorvidos pela negritude e ritmos de malhas como "September Blood" e "Sudden Scars".
O álbum termina com "Her Lament" uma musica orquestral, sem voz e sem guitarras, que nos transporta para um repouso total depois de tanta energia que todo o álbum em si transmite.

Uma nota para a excelente participação da vocalista Miriam Renvag conhecida como SfinX (RAM-ZET), no tema Leonor, que nos transporta para um contraste de vozes, algo que eu pessoalmente gostava de ver ao vivo.

Que posso dizer sobre este trabalho dos Heavenwood? - Que faz parte dos poucos álbuns que gostava de ver na integra a ser tocado ao vivo, e este é o melhor elogio que posso dar a uma banda.

Myspace da banda: http://www.myspace.com/heavenwood

Sem comentários: