Pedra de Metal

sábado, 5 de março de 2011

ENTREVISTA - Koltum


Com apenas quatro anos de existência, os vimaranenses Koltum já possuem no seu curriculum um EP, um álbum lançado em 2010 e uma boa quantidade de actuações em palcos nacionais e por vários pontos da Europa. Tenebris foi criador desta banda de black metal, exercendo as funções de vocalista e baixista, foi precisamente ele quem respondeu a esta entrevista.

Pedra de Metal – Os Koltum são mais estrela a enriquecer o black-metal nacional, como é que tudo começou?
Tenebris - Antes de mais obrigado pela oportunidade, quanto a Koltum tudo começou em 2006 quando eu e o um ex-membro Spulcrum resolvemos formar um projecto rapidamente necessitamos de mais um elemento, e deu-se a entrada de belzebu, assim conseguimos reunir esforços e assim arrancar com a composição da musicas, mais tarde com a entrada de kryptus, deu-se a estreia ao vivo, já em 2007 Spulcrum por motivos profissionais teve de abandonar a banda, até a data o resto da banda tem trabalhado em novas musicas e sempre que possível demonstra-las ao publico através de concentro e lançamentos.

PdM – Que bandas fizeram de inspiração para o aparecimento dos Koltum?
Tenebris - Essa resposta é um pouco relativa pois, cada membro tem os seus gostos, nas influências de Koltum podemos encontrar um pouco de tudo, mas sempre o black metal como estilo predominante na nossa veia inspiradora para as composições dos temas.

PdM – “Funeral Of Flesh” é um álbum destinado só ao mercado nacional?
Tenebris -
Muito pelo contrario, o nosso álbum “Funeral of Flesh” é um álbum destinado a qualquer mercado, alias este álbum esteve primeiro disponível em diversos países europeus antes de estar disponível no mercado nacional, neste momento tem distribuição no continente europeu e americano, graças ao excelente trabalho desenvolvido pela nossa editora S.F.H. Records, que desde o lançamento têm sido imparáveis no que se trata à distribuição do mesmo.

PdM – Quanto tempo demorou a composição do álbum?
Tenebris -
O álbum tem um pouco dos quatro anos de existência da banda ate a data do seu lançamento, pois nele foram inseridos musicas das demos que com o tempo foram trabalhadas, e entendemos que lhes devíamos dar uma nova oportunidade, e também os temas mais recentes, não poderei apurar um tempo concreto para a composição deste nosso primeiro trabalho, entretanto pôs álbum já se encontrar disponíveis mais dois lançamentos a compilação “Lusitania Dark Horde II”, onde contribuímos com um tema exclusivo e cantado em português “Vulto”, e também o split “Possessed by the Unholy Black Art” com mais três bandas (Silverbach(De), Moloch(Ukr), Mourning Soul(It))


PdM – O satanismo e a aversão ao cristianismo sempre foram temas padrão da esmagadora maioria das bandas de black-metal. E vocês, também conservam a mesma vertente temática ou também exploram outras?
Tenebris -
Nos em koltum não obedecemos muito a padrões impostos aos estilos, pois o que fazemos é aquilo que entendemos e não aquilo que um determinado estilo manda fazer ou ate mesmo um determinado grupo de pessoas que insiste que o black metal tem obrigatoriamente de obedecer a isto a aquilo, nas nossas musicas são referenciados temas como satanismo, anti-religiões, guerras que abalaram a História, mas sobretudo o tema predominante é a o podridão do ser humano que nos rodeia dia após dia.

PdM – Normalmente toda a banda colabora no processo de composição lírico e musical?
Tenebris - A composição é algo que fazemos sempre em conjunto, por vezes um elemento trabalha nuns riff, mas na altura da composição do tema todos dão o seu contributo.

PdM – Na tua opinião achas que Portugal pode-se tornar numa referência do black-metal ainda maior?
Tenebris –
Sim, Portugal tem de tudo um pouco, mas sem duvida que temos grandes bandas e grandes músicos, cada vez mais as bandas nacionais afirmam-se no panorama europeu e mesmo mundial, não só em black metal como em outros estilos.

PdM – Que balanço nos podes fazer sobre o que foi feito pela banda em 2010? Até que ponto foi um ano satisfatório em ralação aos anos anteriores?
Tenebris -
Este ano de 2010 foi um excelente ano para koltum, pois tivemos dois lançamentos já referidos anteriormente, e tivemos uma serie de datas em diversos países europeus, que correram bastante bem, e sem dúvida foram uma maior valia para a banda, pois evoluímos muito enquanto banda devido a todas estas novas experiencias proporcionadas neste anos que terminou.

PdM – Gostava que deixasses uma mensagem para os nossos estimados leitores.
Tenebris - Fica aqui o agradecimento a todos os leitores, espero que continuem a apoiar a Pedra de Metal pois tem feito um grande trabalho pelo underground do nosso pais. Até breve!


PdM – Muito obrigado pela vossa disponibilidade.

Sem comentários: