Pedra de Metal

sábado, 24 de abril de 2010

PEDRAGULHO - Gwydion "Horn Trikelion"

Antes de me referir à musica propriamente dita, tenho que dizer que bandas como os Gwydion simbolizam o que a globalização nos trouxe. Temos, por exemplo, bandas brasileiras a falar de tempestades de neve enquanto tocam “trve norwegian black metal” (sic), enquanto que esta bárbara trupe almadense canta sobre os deuses nórdicos, enquanto toca com influências da musica mais folclórica do centro europeu e Escandinávia, convidando-nos a beber hidromel por um corno (abstenho-me, obviamente, de piadas sobre este tipo de copos tão usado noutras partes da Europa).
No entanto, ao ouvirmos os primeiros temas deste disco, é completamente impossível não nos sentirmos orgulhosos de perceber que esta banda é portuguesa. Sendo um disco com uma produção e masterização com elevada qualidade, as musicas transportam-nos para um qualquer tasca de aspecto medieval onde estes ‘tugas disfarçados de vikings nos regam com cerveja, hidromel e vinho enquanto debitam os seus hinos.
Curioso no meio disto tudo é nos lembrarmos dos Gwydion da década de ’90: uma banda de death/black mais melódico, que se limitava a copiar o template do black metal mais romântico que se fazia por esses tempos (não é inocente esta tirada já que o duo de faixas “Cold Tempered” e “The Terror Of The Northern” remetem para esses tempos mais obscuros, mas de uma maneira personalizada, à Gwydion). Aliás, a palavra personalizada é uma constante quando nos referirmos daqui em diante à musica desta banda, dado que eles mastigam todas as fontes musicais que lhes agradam e cospem-nas a seu bel-prazer, sempre em grande estilo!
Não podemos ficar também imunes ao belíssimo trabalho de guitarras presente no álbum (que nos brindam com tudo entre leads mais melódicos e riffs bem ritmados e potentes, dando sempre aquele convite a um headbanging bem poderoso), os sempre divertidos coros e as excelentes vozes femininas que vão surgindo pontualmente. Na minha singela opinião, a única coisa que falta a este álbum seria a presença da muito nossa guitarra portuguesa e restante ambiência lusitana. Mas isto nem pode ser considerado uma mancha, apenas um gosto próprio…

Resumindo, temos aqui um dos melhores álbuns portugueses dos últimos tempos; tão bom até, que até quem não gosta dessa onda do folk metal vai ficar deliciado com estes hinos de festa.
Horns up!

Sem comentários: