Pedra de Metal

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dark Tranquillity - Regresso a Portugal



1ª PARTE: Insomnium
3 de Outubro - Teatro Sá da Bandeira
4 de Outubro - Cine Teatro Corroios

Abertura de Portas - 20h00
Inicio do Espectáculo - 21H00

Depois de uma fulgurante passagem pela primeira edição do Vagos Open Air no Verão de 2009, que lhes garantiu imensos elogios e o reconhecimento como uma das melhoras actuações de todo o evento, os DARK TRANQUILLITY estão de volta a Portugal para mostrar mais uma vez a sua garra e a matéria de que são feitos.

Desta vez a dose é dupla e o impacto com o público nacional acontece nos dias 03 e 04de Outubro, no Teatro Sá da Bandeira e no Cine Teatro Corroios respectivamente. E como é de death metal melódico que se fala aqui, o lendário grupo sueco traz na bagagem um novo disco exemplar dentro do estilo e, para tornar as coisas ainda mais atractivas, conta com a ajuda de uma das mais interessantes propostas da geração influenciada pelo movimento saído de Gotemburgo nos anos 90. Os finlandeses Insomnium são a banda de abertura nestes espectáculos e no mais recente «Across The Dark» assinam um dos passos mais brilhantes da sua carreira.

Até ao momento, 2010 está a revelar-se um ano exemplar do que toca ao lançamento de discos muito acima da média, mas poucos desses seriam tão esperados como o regresso dos suecos DARK TRANQUILLITY às edições. «We Are The Void», o verdadeiro sucessor de «Fiction» e nono lançamento de originais do grupo, sai do ponto de partida onde deixaram os seus fãs naquele que foi álbum mais bem sucedido da banda e garante uma descarga de death metal melódico que mistura raiva quase visceral, partes progressivas e refrões daqueles que dão vontade de cantar a plenos pulmões. Aqui e ali, o sexteto surpreende o ouvinte com incursões por terrenos mais fora do que é habitual – há mais que uma pitada de black metal no tema de abertura «Shadow In Our Blood» e o ambiente gótico de «Iridium» é palpável. Durante as últimas duas décadas, os suecos DARK TRANQUILLITY tornaram-se perfeitos na arte de fazer death metal melódico e este regresso é a melhor prova disso que podiam dar aos seus fãs.

Sem comentários: